Vamos falar da importância do acolhimento psicológico em comunidades atingidas por situações de risco?
De fato, esse recurso tem um valor imensurável e pode salvar muitas vidas…
Já aconteceu de você estar passando por uma situação difícil e alguém conversar com você sobre a situação e não ajudar em nada?
Claro, a pessoa pode estar com o coração cheio de boas intenções para te ajudar, porém, a menos que seja um profissional a situação pode não ser tratada como deveria.
Ou pior, e se a ajuda dessa pessoa te deixar ainda mais incomodado?
Acontece, principalmente, se essa pessoa não sabe muito bem com o que você está lidando.
Dessa maneira, aqui na ONG NAAÇÃO percebe a importância de oferecer acolhimento psicológico, ainda mais em situações de crise humanitária.
Por que oferecer acolhimento psicológico?
Uma situação de crise humanitária é muito grave e pode trazer consequências importantes para a saúde mental de quem a vive.
Por isso, é muito importante que a ajuda prestada a essas pessoas seja consciente e aplicada por quem trabalha na área, para garantir que o atendimento seja realmente um amparo.

Voluntários psicólogos em Brumadinho, na semana do rompimento da barragem.
Pensando neste sentido, o atendimento psicológico gratuito é um dos pilares fundamentais do trabalho do NAAÇÃO.
Como trabalhamos com comunidades que vivem situações emergenciais e que, no geral, estão muito fragilizadas, valorizamos e incluímos os profissionais da psicologia no processo de acolhimento.
Essa relação entre o NAAÇÃO e o atendimento psicológico começou quando rompeu a barragem da Vale em Brumadinho, em janeiro de 2019.
Naquele momento, sabíamos que precisávamos ajudar os afetados e, depois de uma breve investigação para entendermos do que a região necessitava, recrutamos psicólogos voluntários.
Como ocorre o acolhimento psicológico hoje no NAAÇÃO?
Com o apoio das autoridades, em menos de 24h do rompimento levamos vários psicólogos para a comunidade, para prestar o auxílio inicial àquelas pessoas, que tinham perdido familiares, amigos e suas casa para a lama.
A nossa experiência, e estudos científicos, mostram a importância da segurança e do trabalho emocional para as necessidades do indivíduo.
São necessidades básicas que, se não atendidas, podem impedir que a vida siga normalmente em todas as suas esferas.
Então, o atendimento psicológico neste momento é fundamental para que o indivíduo consiga desenvolver bons relacionamentos, sua própria autoestima e sua realização pessoal e profissional.
Uma iniciativa nascente da necessidade do atendimento psicológico
Criamos a plataforma AMPARO, desenvolvida durante a pandemia de 2020, para que pessoas de todo o Brasil pudesse pedir ajuda, incluímos a opção de atendimento psicológico gratuito.
Durante o primeiro mês da plataforma foram realizados mais de 160 atendimentos psicológicos.
Todos, devido à situação sanitária, realizados à distância, por meio de ferramentas online.
Os psicólogos voluntários são, então, fundamentais para o Instituto e nossos projetos.
Hoje, contamos com 19 psicólogos e 2 médicos como voluntários, que permitem o amparo dos atendidos.
Em alguns casos, são feitos apenas alguns atendimentos para acolhimento da pessoa que procura ajuda.
Entretanto, quando necessário, o tratamento é continuado, possibilitando a recuperação e o desenvolvimento dos mais fragilizados, sempre de forma gratuita.
O atendimento psicológico é muito importante no auxílio emergencial das pessoas em situação de crise e também para que o NAAÇÃO possa desenvolver um trabalho estrutural de desenvolvimento de autonomia nas comunidades que atende.
Para que o trabalho possa continuar, por meio do AMPARO, contamos com a sua ajuda!
Queremos oferecer o atendimento psicológico gratuito a mais pessoas que precisam com urgência desse apoio.
Precisamos manter uma estrutura de logística que cuida dos atendimentos, voluntários, psicólogos ou não, dispostos a nos ajudar.
Se você se interessou e quer contribuir, pode se inscrever aqui, vai ser ótimo ter você conosco!