NAAÇÃO

Empresas e a Responsabilidade Social

A responsabilidade social ocupa cada vez mais espaço nas pautas das empresas e, principalmente, das pessoas. Não é à toa, nem repentino. O desenvolvimento de uma sociedade justa depende de ações que contribuam para seu aprimoramento, seja no âmbito social ou ambiental.

 

O que é a responsabilidade social?

É o modo de pensar e agir de forma ética nas relações. Apesar de estar fortemente relacionada a empresas, a prática pode estar diretamente ligada a uma ação, realizada por pessoas físicas ou jurídicas, que tenha como objetivo principal contribuir para uma sociedade mais justa.

Mantendo o foco nas pessoas jurídicas, as organizações socialmente responsáveis são aquelas que pensam suas atitudes, comportamentos e condutas de modo que elas promovam o bem-estar dos que estão envolvidos. Dentre essas ações, estão aquelas voltadas para o benefício da sociedade, ou seja, no social e também do meio ambiente.

É bom lembrar que as empresas são obrigadas por lei a serem socialmente responsáveis, a essência da responsabilidade social está em atitudes benéficas, pró-ativas, que são a mais do que as previstas em lei. 

Dentro deste cenário de RS, existem três vertentes principais:

 

Responsabilidade social corporativa (RSC) 

Representa o compromisso da empresa em atender a demanda, cada dia maior, da sociedade por uma maior contribuição das empresas em relação aos problemas sociais, ambientais, éticos e trabalhistas existentes. 

Comportamento ético e responsabilidade pelo desenvolvimento econômico do seu ecossistema.

 

 Responsabilidade social empresarial (RSE)

O conceito de RSE é parecido com o de RSC, só que neste caso é mais amplo. A responsabilidade social empresarial, normalmente, elabora campanhas e planejamentos que beneficiam os stakeholders (todos os grupos interessados na empresa) e a sociedade em geral.

 

Responsabilidade social ambiental (RSA) 

A RSA pode ser considerada uma das maneiras mais completas de ser socialmente responsável. Ela busca atender à necessidade da população, adotando medidas que visam o benefício da sociedade e do meio ambiente. 

São exemplos de RS nas empresas:

Apoio a causas sociais

Temos um exemplo aqui dentro de casa, a quadra da casa NaAção em Brumadinho, que foi feita por meio de uma empresa parceira.

Marketing relacionado à causa

Divulgação de projetos sociais, ações sociais, vendas revertidas em doações e assim por diante.

A falta dessa responsabilidade pode gerar tragédias, ambientais ou humanitárias, por exemplo. Um exemplo é a queda da barragem em Brumadinho. Após 2 anos da tragédia, as cidades ainda sofrem das mazelas tanto ambientais, quanto humanitárias. 

O NaAção, projeto social que faz frente às crises humanitárias, chegou em Brumadinho um dia após o rompimento. A iniciativa é dar a assistência que não foi dada à população vitimada pelo rompimento. Além disso, em conjunto com as lideranças locais de cada comunidade, promovemos soluções eficazes para combater a falta de assistência médica, a fome, a vulnerabilidade e ainda fornecer mais recursos para a educação.

Seja voluntário, doe recursos, vidas dependem disso.

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