NAAÇÃO

O Líder Social: quem é e quais são suas características?

voluntária atendendo uma pessoa

O que te vem à cabeça quando falam em líder social? Aquela pessoa que todo mundo cumprimenta, que conhece todo mundo? Que trabalha como se fosse o síndico do lugar, resolvendo o problema das pessoas? 

Vamos te explicar a importância das lideranças sociais para as comunidades e quem são seus líderes.

Será que é isso mesmo?

 

 

A figura do líder social

 

Líder é aquele que inspira as pessoas, que as cativam. Ele está a par dos problemas e das necessidades de sua comunidade. O trabalho dele é tentar resolvê-los da melhor forma possível em benefício de todos que fazem parte daquela comunidade. 

O trabalho de um líder social envolve liderar campanhas de doação, ser o elo de relacionamento entre órgãos administrativos do governo e as comunidades, além de estar sempre atento às demandas da comunidade e de seus habitantes.

Martin Luther King, Nelson Mandela e Madre Teresa de Calcutá são alguns dos líderes mais famosos do nosso tempo. 

Mas há milhares de outros líderes espalhados pelo mundo e pelo Brasil.

Então, qualquer um pode virar um líder social?

Sim! Mas algumas características são importantes para ser um bom líder social.

 

 

Características comuns em líderes sociais

 

Geralmente, os líderes sociais apresentam algumas características em comum que são importantes para o desenvolvimento do seu trabalho. Listamos cinco características principais.

 

      1. Eles são inspiradores. Eles têm a capacidade de inspirar os habitantes da comunidade. Mas, não somente como uma figura de referência, mas como uma pessoa que também faz parte daquela comunidade. Uma pessoa que também participa e ajuda a construir algo melhor, junto com todos.
      2. Eles são humildes. Eles não acham que são superiores ou chefes de ninguém. Eles se apresentam como iguais e que estão para trabalhar junto com a comunidade.
      3. Eles possuem visão macro. Estão sempre de olho no futuro, criando projetos que beneficiem a comunidade. Conversando com a comunidade de igual pra igual, garantindo que todos estejam alinhados com os projetos.
      4. Eles são autênticos. Na hora de uma conversa, eles são sinceros e justos. Sempre disponíveis a dar e receber feedbacks, com o foco no desenvolvimento das pessoas e no seu trabalho como líder social.
      5. Eles são proativos. São os primeiros a ir atrás de novas ideias, de pessoas que possam participar mais perto dos projetos. Estão sempre à frente dos projetos, liderando e participando de sua implementação.

    Aqui no NAAÇÃO, identificamos esses potenciais e oferecemos formação em liderança social.

 

  1.  

    Formação e Desenvolvimento em Lideranças Sociais do Naação

 

  1. Em 2018, criamos a metodologia NAAÇÃO de Formação e Desenvolvimento em Lideranças sociais.

     

     

    Com apoio de grandes players do mercado, como Sebrae e Fundação Dom Cabral, conseguimos acelerar 27 empreendedores sociais e realizamos 16 iniciativas sociais.

    Atuamos em comunidades vulneráveis em Brumadinho, desde o rompimento da barragem da Vale.

    No começo, o trabalho realizado foi de resgate psicológico, seguido de formação de lideranças locais, desenvolvimento de microempreendedores e capacitações profissionais.

    Portanto, o foco sempre foi no pensamento empreendedor e independente sempre valorizando atitudes protagonistas, que olhem para o futuro. 

    O líder social é uma figura importante para a comunidade. Eles têm a competência de criar e desenvolver projetos, assim como os articular com o poder público. Eles possuem características em comum que auxiliam na identificação de potenciais ótimos líderes sociais.

    Você pode também contribuir com o NAAÇÃO através de doações ou sendo um voluntário.

    Siga a gente no Instagram e Linkedin, fique por dentro de tudo que acontece no NAAÇÃO.

Sair da versão mobile