Você já viu em nosso blog sobre o Cozinha-Escola, agora conheça mais desse projeto que busca levar autonomia e desenvolver as habilidades de diversas mulheres na cidade de Brumadinho!

 

Impacto social do NAAÇÃO em Brumadinho 

 

Em meados de 2019, um dia após a queda da barragem de Brumadinho, o NAAÇÃO se mobilizou para levar auxílio psicológico às famílias das vítimas. Foram mais de mil adultos e crianças auxiliados pelo NAAÇÃO que puderam ressignificar o trauma passado e procurar se reerguer.

A partir desse momento, as ações do NAAÇÃO se desdobraram em desenvolvimento de lideranças locais, qualificação profissional e mais. Uma delas é a Casa NAAÇÃO, um espaço de acolhimento, atendimento psicológico e cursos para toda a comunidade de Brumadinho.

A importância dessas ações é imensurável para a comunidade, pois é um recomeço e uma fonte de sustento para famílias inteiras. Uma dessas ações e que está em construção hoje, é a Cozinha-Escola. Conheça mais sobre esse projeto agora.

 

A criação da Cozinha-Escola

 

Logo após a queda da barragem de Brumadinho, inúmeros bombeiros e voluntários trabalhavam incessantemente para resgatar as vítimas. Enquanto isso, na cidade várias mulheres cozinhavam, com paixão e força, mais de 300 marmitas por dia para alimentar quem as ajudava. E foi a partir de conversas e trabalhos com essas mulheres da comunidade que surgiu a ideia para o projeto.

No início, tomou a forma de um workshop de 20 horas de liderança empreendedora que formou 18 mulheres em Janeiro de 2021. E hoje, é o início de um projeto de empreendedorismo social para mulheres que conta com o apoio de diversos profissionais, como chefes de cozinha e consultores financeiros. 

Assim, aliada com as necessidades e possibilidades da comunidade de Brumadinho, o NAAÇÃO cria agora a Cozinha-Escola. Um espaço para formar microempreendedoras e capacitar profissionais da região por meio da culinária. 

 

Um projeto para capacitar e trazer independência financeira para mulheres de Brumadinho

 

O empreendedorismo social é aquele focado em melhorias de comunidades e pessoas vulneráveis e, juntamente com o empoderamento feminino, os dois formam pautas que o NAAÇÃO incorpora em suas atividades. Nisso, o projeto Cozinha-Escola não é diferente. 

Por meio de aulas de gastronomia, cursos de negócios, computação e alfabetização, o projeto Cozinha-Escola trabalha para empoderar mulheres e criar microempreendedoras independentes. Desse modo, a ONG procura aumentar a diversidade econômica da cidade, além de gerar autonomia intelectual, financeira e psicológica das mulheres da comunidade. 

O foco do projeto é a capacitação das participantes para que, dessa forma, as mulheres tenham a possibilidade de escolher não viver apenas da renda da mineração. Essas mulheres formadas pelo projeto podem se reerguer financeiramente por meio dos aprendizados obtidos com profissionais diversos. As alunas aprendem a se organizar financeiramente, além da possibilidade de  começar um negócio próprio, para que assim possam sonhar com uma nova vida. 

O NAAÇÃO trabalha para construir a emancipação econômica em comunidades vulneráveis por meio do empreendedorismo, e a Cozinha-Escola é uma parte importante dessa jornada.

 

Ações durante a pandemia de Covid-19

 

Além da tragédia de Brumadinho, a Pandemia de Covid-19 também impactou diversas famílias na região. O NAAÇÃO se adaptou e conseguiu levar auxílio a quem não tinha acesso à kits de higiene e artigos básicos como alimentos, fraldas e leite e a quem precisava de apoio psicológico online, por meio da plataforma AMPARO. Ao se cadastrar na plataforma, o usuário é levado a uma página de triagem de acordo com cada necessidade, seja alimento ou atendimento psicológico gratuito. 

O projeto Cozinha-Escola continua a funcionar mesmo durante a pandemia de Covid-19. Desde o primeiro workshop de liderança empreendedora em 2020 sua construção está em processo e diversos profissionais são ativados para capacitarem as mulheres e ajudarem a resgatar a tradição culinária da região. 

 

Como você pode ajudar a construir a Cozinha-Escola?

 

O NAAÇÃO acredita no poder da transformação por meio do auxílio humanitário, e principalmente após uma tragédia como a de Brumadinho, a importância das ações sociais é clara: através de voluntariado ou de doações, é possível levar assistência para inúmeras famílias.

Portanto, é por meio da sua doação que O NAAÇÃO consegue ajudar pessoas e fomentar a autonomia das comunidades em necessidade. Conheça mais sobre nossos projetos e faça sua doação! 

Esses projetos, ativos desde 2016 não param de crescer, e a Cozinha-Escola é um deles. Agora você pode ajudar! As doações recebidas serão utilizadas em materiais como areia, cimento e revestimento para a construção e também na aquisição de equipamentos para a cozinha. 

Clique aqui e faça sua doação para o Cozinha-Escola hoje!