É muito comum ouvirmos dizer que no Brasil não existe uma cultura de doação e há uma defasagem na cultura de transparência nas empresas. Contudo, isso não pode ser exatamente verdade em um país com mais de 200 mil organizações sem fins lucrativos atuantes e em que 46% da população doa anualmente para instituições sociais.
Ainda assim, não podemos negar que a ausência de uma cultura de transparência nas empresas e organizações é um fator de desconfiança para brasileiros, tão habituados a verem as instituições do país padecerem com a corrupção. Segundo o IDIS, 40% dos não doadores não confiam no que vai ser feito com seu dinheiro se doar e 47% deles também acredita que muitas ONGs ajudam pessoas que não merecem.
Fica claro, assim, que uma gestão transparente é chave para o sucesso de qualquer organização. Vamos então abordar como exatamente uma cultura de transparência nas empresas é benéfica e como você pode trazer mais clareza para a sua organização.
Por que ter uma cultura de transparência nas empresas?
Cada dia mais empresas buscam se posicionar como sustentáveis e tentam gerar um impacto positivo para a sociedade. Existem também pesquisas que comprovam que essa postura é, de fato, vista com bons olhos pelo consumidor, mas isso não é tudo. Assim como não se compra um alimento ou cosmético sem conhecer sua procedência ou, no mínimo, confiar na marca fabricante, ninguém quer dar dinheiro para algo que não compreende, por mais benéfico que seja o impacto previsto.
Existem muitas razões pelas quais uma pessoa faz uma doação e diferentes motivações podem ser exploradas em suas campanhas de captação. No entanto, são menos diversas as razões pelas quais alguns escolhem não doar e, definitivamente, a falta de segurança é uma das razões mais importantes.
A maior parte da população trabalha muito para poder conquistar o dinheiro que tem e é cautelosa em relação a para quem confiá-lo. Por isso, pedir uma contribuição sem mostrar, com fatos e números objetivos, como seu trabalho é confiável e como esse valor vai ser usado para gerar enorme benefício social ou ambiental, além de ineficiente pode ser ofensivo. Você não está oferecendo valor para aquela pessoa e, ao mesmo tempo, pode parecer uma ameaça ao seu patrimônio.
Por isso, o primeiro passo é mostrar ao potencial doador exatamente o que acontece quando alguém doa para sua instituição. Ao criar uma gestão transparente em sua organização você não só conseguirá conquistar mais apoiadores, como também fidelizá-los! Afinal, quem quer ficar de fora de um grande projeto?
Como ter uma gestão transparente?
Uma gestão transparente se baseia em dois principais pilares: prestação de contas sobre tratamento dado aos recursos recebidos e de impacto gerado a partir deles. Além disso, muitas empresas hoje mostram suas ações sociais e seu apoio a projetos como parte de sua transparência.
Para isso, é importante apresentarmos números, imagens e depoimentos de ações sociais, quando possível. Quanto mais real e palpável for sua comunicação sobre impacto e recursos, mais fácil envolver o apoiador. Para isso, você precisa ter dados sobre doações recebidas, gastos realizados, suas ações e seus beneficiários sempre em dia e organizados. Pois, além de uma prestação de contas que seja precisa, é interessante ter uma prestação de contas ágil – uma organização que só informa dados de 2 anos atrás não tem uma gestão transparente.
É fundamental também ressaltarmos que essas informações devem ser verdadeiras e reais. É melhor divulgar um resultado não tão positivo do que incrementá-lo para parecer melhor, distanciando-o da realidade. Não é um bom caminho para conquistar a confiança de um doador enganá-lo, além de ser uma prática legalmente condenável.
Tudo isso pode ser organizado em suas redes sociais, site, em forma de relatórios de impacto enviados aos doadores ou relatórios financeiros disponíveis para consulta pública. Se você faz um bom trabalho, dentro da lei, por que esconder?
Ao abrir as portas da sua instituição você envolve o doador e o incentiva a doar cada vez mais!
Aqui no NAAÇÃO, melhorar nossa cultura de transparência é uma grande preocupação. Queremos que nossos apoiadores sejam de fato parceiros e, por isso, os mantemos sempre atualizados por meio de nossas redes sociais. Além disso, enviamos mensalmente um relatório de impacto no formato newsletter a todos os doadores e voluntários que fazem parte de nossa rede. Você também sempre pode consultar nossos números de impacto em nosso site.
Como nossos projetos são 100% mantidos por doações, sabemos da importância de passar confiança e de mostrar que cumprimos com nossa palavra, prezando por uma gestão transparente. Venha ser um apoiador do NAAÇÃO também e conheça melhor nossa atuação!