Unidos em Brumadinho, empreendedorismo e educação passam a andar juntos através de projetos que levam capacitação e conhecimento para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Novas realidades são criadas e opções de negócios criativos e colaborativos surgem trazendo de volta a esperança de que é possível recomeçar.

Empreender se tornou uma oportunidade de recomeçar no mercado de trabalho, de superar dificuldades, encarar desafios, inovar e permitir que é possível sonhar com uma nova vida.

Atrelado a isso, está a educação, ferramenta fundamental para o desenvolvimento intelectual e criativo. Com o objetivo de socializar indivíduos e potencializar seu desenvolvimento.

Iniciativas como o Cozinha-Escola e o Alicerce da educação, são exemplos de soluções que chegam com o intuito de construir a emancipação econômica da comunidade.

 

O COZINHA-ESCOLA

O Cozinha-Escola é uma parte importante da jornada do NAAÇÃO que leva autonomia financeira e prepara a comunidade para a iniciação de negócios e gastronomia.

Tem por meta formar lideranças locais através do funcionamento de uma cozinha industrial coletiva gerenciada pelos moradores da comunidade e com isso promover a geração de renda e fomentar a economia local.

As atividades iniciaram em 2020 e acontecem na Casa NAAÇÃO. Já são 29 lideranças locais formadas que estão aptas para desenvolver e gerir seu próprio negócio.

 

O ALICERCE

O Instituto Alicerce é uma iniciativa criada em 2019 pelo Alicerce da educação e tem como finalidade levar educação de qualidade às famílias de comunidades carentes de todo o Brasil. Através do programa educacional aulas de reforço escolar são oferecidas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, a famílias de média e de baixa renda.

Em Brumadinho, as atividades do alicerce da educação iniciaram em setembro de 2021, com o propósito de levar educação de qualidade para as crianças da comunidade, trazendo conhecimento, empoderamento e transformando a vida de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Atualmente são ministradas aulas de matemática, português e vivência também na Casa NAAÇÃO.

Essas iniciativas capacitam a comunidade e criam possibilidades de renda para a comunidade  que vãoalém da mineração.

 Contribua com os projetos do NAAÇÃO. Faça parte também dessa transformação!