Aposto que você esperava ansiosamente o dia 12 de outubro quando era criança, não é mesmo? As lembranças do dia das crianças são marcantes para muitas pessoas, porém não é todo mundo que sabe exatamente como surgiu essa data. Venha com a gente conferir!

 

Quando surgiu o dia das crianças? 

 

No dia 5 de novembro de 1924, o então presidente Artur Bernardes aprovou o decreto nº4.867 e estabeleceu o dia 12 de outubro como a comemoração do dia das crianças.

A oficialização foi resultado da intensa discussão de temas relacionados à infância, suscitados pelo 3º Congresso Sul-Americano da Criança realizado em 1923 no Rio de Janeiro. Portanto, a comemoração surge como oportunidade de atenção e reflexão a respeito das crianças e suas necessidades.

Apesar da intenção ser a de celebrar a infância, o dia das crianças demorou para ficar conhecido pela população. A data só se tornou amplamente divulgada na década de 1950, quando empresas do ramo de brinquedos infantis aproveitaram a semana do dia 12 de outubro para realizar uma série de promoções de seus produtos. Curioso, não?

 

Qual a relação com uma infância saudável?

 

Apesar do atual caráter comercial do dia das crianças, a data é uma importante oportunidade para refletirmos e relembrarmos a necessidade de garantir uma infância saudável aos indivíduos. 

As brincadeiras lúdicas e dinâmicas realizadas entre as crianças promovem o desenvolvimento físico, motor e cognitivo, além de estimular as habilidades sociais. O entretenimento gerado pela comemoração também cria ricas memórias afetivas, que vão fortalecer o senso de pertencimento à comunidade. Assim, celebrar o dia das crianças deveria ser uma experiência acessível à toda população infantil brasileira.

No entanto, uma infância saudável também é composta por fatores como afeto, segurança alimentar, acesso à educação, moradia e saúde de qualidade. A ausência de qualquer um destes componentes impacta severamente na qualidade de vida mental, emocional e física dos pequenos.

 

Quais os dados sobre vulnerabilidade socioeconômica infantil?

 

Segundo dados divulgados em março/2022 pela UNICEF, a pobreza monetária infantil é notavelmente maior do que a adulta, sendo que 20% da população adulta está abaixo da linha de pobreza, ao passo que 40% de todas as crianças brasileiras encontram-se na mesma situação. Ou seja: proporcionalmente, mais crianças vivem na pobreza do que adultos.

Os impactos da vulnerabilidade socioeconômica durante a infância são extensos, comprometendo a saúde mental e física decorrentes da insegurança alimentar, o adoecimento por falta de acesso a saneamento básico, entre outros.

A ONG NAAÇÃO tem atuado fortemente no combate à fome e vulnerabilidade social das crianças e adultos através de projetos sociais, como a rede Amparo, que age no provimento de doações e acolhimento psicológico para mais de 300 famílias carentes em Minas Gerais.

 

Dia das crianças com a ONG NAAÇÃO

 

Com o objetivo de celebrarmos a alegria da infância e promovermos felizes memórias, o NAAÇÃO organizou um calendário bem especial de comemorações do dia das crianças de 2022:

  • 10/10/2022: as crianças que são auxiliadas pelo NAAÇÃO de Brumadinho, Parque das Cachoeiras e Tijuco irão ao cinema em Betim! Para muitas, será a primeira visita ao cinema, então com certeza será uma experiência inesquecível!
  • 16/10/2022: realizaremos uma festa com recreação, brinquedos, lanche e presentes para as crianças do Quilombo das Mangueiras, região metropolitana de Belo Horizonte!

Dezenas de crianças serão atendidas! Emocionante, não é mesmo? 

 

Contribua com o dia das crianças do NAAÇÃO!

 

Agora que você sabe sobre como surgiu o dia das crianças e sua importância para uma infância saudável, contamos com sua ajuda para garantirmos lembranças inesquecíveis às nossas crianças!

Todas as doações de guloseimas serão muito bem-vindas! Caso você precise de inspiração, confira abaixo a lista de alguns itens:

  • Balas macias;
  • Balas de goma;
  • Salgadinho;
  • Pipoca doce;
  • Pirulito;
  • Chicletes;
  • Bis;
  • Chocolate em barra;
  • Bombons;
  • Refrigerante 2l

Se você preferir contribuir financeiramente, o NAAÇÃO disponibilizou o apadrinhamento das crianças para a celebração. Basta acessar este link, entrar em contato pelo email contato@naacao.com.br ou Telefone/WhatsApp (31) 99197-3535 para a doação de R$30,00 ou o valor que você preferir.