Ao longo de todo o ano, a ONG mineira NAAÇÃO promove atividades que fortalecem o empoderamento feminino e a independência das mulheres. 

 

Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março marca o Dia Internacional da Mulher, data que simboliza a luta histórica das mulheres para terem seus direitos equiparados aos dos homens. Inicialmente, esse dia remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza  também a luta contra o machismo e a violência contra a mulher. Neste mês e durante todo o ano, a ONG NAAÇÃO reitera o suporte dado às mulheres nas comunidades assistidas. 

 

Empoderamento feminino no Projeto Amparo

A ONG oferece apoio por meio de acolhimentos psicológicos gratuitos (por meio da plataforma AMPARO), doações e ações que fortaleçam o empoderamento e a independência das mulheres. 

 

Veja alguns exemplos:

  • Acolhimentos psicológicos para mulheres vítimas de violência doméstica: no AMPARO, a mulher pode informar que é vítima de algum abuso ou violência desde o momento do cadastro. Cerca de 260 mulheres já foram atendidas desde o lançamento da plataforma, ocorrido em abril de 2020;

 

  • Doações de produtos de higiene íntima e pessoal, como absorventes e roupas, incluindo roupas íntimas, além das doações de cestas básicas;

 

  • Projetos que ressignifiquem a vida de mulheres que vivem em comunidades que passam ou passaram por uma crise humanitária. Um exemplo é o Projeto Cozinha-Escola, que pretende contribuir efetivamente para a melhoria de condições de vida de diversas mulheres em Brumadinho/MG, através do incentivo ao empreendedorismo e ao protagonismo de cada uma delas. 

 

voluntária atendendo mulher pelo projeto amparo

Mulheres são atendidas pelo Projeto Amparo.

 

A plataforma AMPARO, criada pela ONG NAAÇÃO, finalizou o primeiro mês de 2021 com 54 acolhimentos psicológicos realizados pela equipe que conta atualmente com 10 psicólogos ativos e duas médicas. Das 50 pessoas com status ativo na plataforma, ou seja, em acolhimento, 38 são mulheres e apenas 12 são homens. 

Vale ressaltar que todos os atendimentos foram realizados de forma online e que o projeto AMPARO prossegue ao longo do ano inteiro. 

 

O Projeto Cozinha-Escola

“Foi por causa do NAAÇÃO que eu voltei a sonhar. Após tudo que aconteceu aqui com a gente, eu já não tinha mais sonhos. Agora voltei a lutar para conquistar meu espaço e estou muito feliz. Comecei o ano fazendo coisas boas e sei que tem mais pela frente!”

Este depoimento é da Fabiana Ribeiro, uma das 18  mulheres formandas no 1º Workshop de Liderança Empreendedora, em Brumadinho, em janeiro deste ano. O Workshop, que iniciou em novembro de 2020, teve a presença da chef de cozinha e ex-MasterChef Clara Senra como orientadora e jurada. Já em fevereiro teve início a fase de mentorias individuais sobre negócios. 

 

mentoria para mulheres no projeto cozinha escola

 

O Workshop foi um preparatório para o projeto Cozinha-Escola, uma nova iniciativa do NAAÇÃO que tem o objetivo de promover aulas de gastronomia, cursos sobre técnicas de alimentação, alfabetização, administração, negócios e computação

 

As alunas aprendem também habilidades importantes para ajudar na organização financeira e no processo de iniciar um empreendimento. 

 

A iniciativa irá consequentemente melhorar a qualidade de vida das mulheres e de suas famílias, sendo fundamental no processo de ressignificação do trauma e na criação de renda, possibilitando aos envolvidos melhores condições para uma vida pós-tragédia com maior conforto, educação e dignidade.

 

O NAAÇÃO já ajudou muitas mulheres, mas o objetivo é promover mudanças importantes e necessárias em ainda mais vidas femininas, lutando por um mundo de maior igualdade de gênero, respeito e justiça social. 

 

Saiba como fazer parte dessa mudança e incentivar o empreendedorismo feminino em Brumadinho: https://naacao.com.br/produto/apadrinhe-o-empreendedorismo-feminino-em-brumadinho/