voluntária atendendo uma pessoa

O que te vem à cabeça quando falam em líder social? Aquela pessoa que todo mundo cumprimenta, que conhece todo mundo? Que trabalha como se fosse o síndico do lugar, resolvendo o problema das pessoas? 

Vamos te explicar a importância das lideranças sociais para as comunidades e quem são seus líderes.

Será que é isso mesmo?

 

 

A figura do líder social

 

Líder é aquele que inspira as pessoas, que as cativam. Ele está a par dos problemas e das necessidades de sua comunidade. O trabalho dele é tentar resolvê-los da melhor forma possível em benefício de todos que fazem parte daquela comunidade. 

O trabalho de um líder social envolve liderar campanhas de doação, ser o elo de relacionamento entre órgãos administrativos do governo e as comunidades, além de estar sempre atento às demandas da comunidade e de seus habitantes.

Martin Luther King, Nelson Mandela e Madre Teresa de Calcutá são alguns dos líderes mais famosos do nosso tempo. 

Mas há milhares de outros líderes espalhados pelo mundo e pelo Brasil.

Então, qualquer um pode virar um líder social?

Sim! Mas algumas características são importantes para ser um bom líder social.

 

homem como líder social falando com a comunidade

 

Características comuns em líderes sociais

 

Geralmente, os líderes sociais apresentam algumas características em comum que são importantes para o desenvolvimento do seu trabalho. Listamos cinco características principais.

 

      1. Eles são inspiradores. Eles têm a capacidade de inspirar os habitantes da comunidade. Mas, não somente como uma figura de referência, mas como uma pessoa que também faz parte daquela comunidade. Uma pessoa que também participa e ajuda a construir algo melhor, junto com todos.
      2. Eles são humildes. Eles não acham que são superiores ou chefes de ninguém. Eles se apresentam como iguais e que estão para trabalhar junto com a comunidade.
      3. Eles possuem visão macro. Estão sempre de olho no futuro, criando projetos que beneficiem a comunidade. Conversando com a comunidade de igual pra igual, garantindo que todos estejam alinhados com os projetos.
      4. Eles são autênticos. Na hora de uma conversa, eles são sinceros e justos. Sempre disponíveis a dar e receber feedbacks, com o foco no desenvolvimento das pessoas e no seu trabalho como líder social.
      5. Eles são proativos. São os primeiros a ir atrás de novas ideias, de pessoas que possam participar mais perto dos projetos. Estão sempre à frente dos projetos, liderando e participando de sua implementação.

    Aqui no NAAÇÃO, identificamos esses potenciais e oferecemos formação em liderança social.

 

  1.  

    Formação e Desenvolvimento em Lideranças Sociais do Naação

 

  1. Em 2018, criamos a metodologia NAAÇÃO de Formação e Desenvolvimento em Lideranças sociais.

     

    senhora discursando no microfone

     

    Com apoio de grandes players do mercado, como Sebrae e Fundação Dom Cabral, conseguimos acelerar 27 empreendedores sociais e realizamos 16 iniciativas sociais.

    Atuamos em comunidades vulneráveis em Brumadinho, desde o rompimento da barragem da Vale.

    No começo, o trabalho realizado foi de resgate psicológico, seguido de formação de lideranças locais, desenvolvimento de microempreendedores e capacitações profissionais.

    Portanto, o foco sempre foi no pensamento empreendedor e independente sempre valorizando atitudes protagonistas, que olhem para o futuro. 

    O líder social é uma figura importante para a comunidade. Eles têm a competência de criar e desenvolver projetos, assim como os articular com o poder público. Eles possuem características em comum que auxiliam na identificação de potenciais ótimos líderes sociais.

    Você pode também contribuir com o NAAÇÃO através de doações ou sendo um voluntário.

    Siga a gente no Instagram e Linkedin, fique por dentro de tudo que acontece no NAAÇÃO.