Uma plataforma de apoio social possui como objetivo oferecer praticidade e eficiência em meio a uma crise. No caso do Amparo NAAÇÃO, essa ajuda se destina às pessoas mais afetadas pela pandemia do coronavírus. Dessa forma, neste texto você vai conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho desempenhado e os resultados que alcançamos ao longo de 2020. 

Por que a criação do Amparo?

Frente à crise socioeconômica acarretada durante a pandemia do COVID-19, vimos a necessidade de uma ferramenta que possibilitasse solicitações de ajuda, de forma simples e gratuita. Dessa forma, em abril de 2020 desenvolvemos o Amparo NAAÇÃO. O Amparo é uma plataforma de apoio social que oferece doações de itens de necessidade básica. Dentre esses produtos estão alimentos, produtos de higiene pessoal, álcool em gel, máscaras, etc. 

A partir do cadastro pela plataforma, realizamos diversas missões voltadas para o cadastro das famílias e a distribuição dessas doações frente às necessidades apresentadas. Para isso, contamos fortemente com ajuda de parceiros para que conseguíssemos ampliar a nossa área de atendimento. Assim, a partir da plataforma de apoio social, atendemos mais de 1600 solicitações, mais de 160 comunidades e entregamos mais de 20 mil quilogramas de doações

Plataforma de Apoio Social

Além da necessidade de uma mobilização para as doações citadas acima, após uma experiência direta com as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, percebemos a importância também de oferecer um espaço de apoio psicológico.

Apoio psicológico Amparo NAAÇÃO

Pensando no que foi realizado em Brumadinho, além da solicitação das doações, também incluímos a opção de solicitar atendimento psicológico gratuito com nossos profissionais voluntários na plataforma. Sendo assim, desde abril, realizamos 1722 atendimentos. 

Claro que as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade precisam do mínimo para conseguirem se alimentar e se protegerem em meio a uma crise sanitária como a que estamos vivendo. Porém, a saúde mental também é um importante fator a levarmos em consideração. 

Para mais, identificamos também o crescimento constante de vítimas de violência doméstica. Nesse sentido, também, oferecemos um espaço de sigilo e proteção para mulheres que sofrem violência doméstica dentro da plataforma. 

Amparo NAAÇÃO 2021

Durante todo o ano de trabalho com a plataforma de apoio social, aplicamos questionários socioeconômicos em todas as comunidades atendidas. Assim, após analisarmos de forma criteriosa o impacto da pandemia, selecionamos a Vila Barragina, em Contagem, e Portelinha, em Belo Horizonte, para a realização de um trabalho de desenvolvimento. 

Manteremos os acolhimentos psicológicos. Realizaremos também ações voltadas para crianças, além de um mapeamento e formação de lideranças locais. Este será um trabalho baseado em tudo que estamos realizando em Brumadinho! 

Amparo NAAÇÃO

Portanto, o Amparo NAAÇÃO continuará em funcionamento em 2021. Temos como objetivo ampliar a plataforma para todo o estado de Minas Gerais, tendo como principal foco os atendimentos psicológicos.

A pandemia ainda não acabou, nem os trabalhos

No total, 7854 pessoas foram impactadas pelas ações proporcionadas por uma plataforma de apoio social gratuita e unificada, o Amparo NAAÇÃO. O ano virou, mas os desafios ainda não chegaram ao fim. Portanto, convidamos você, caro leitor, a acompanhar nosso Instagram e nosso site. Fique por dentro de todos os nossos projetos e todos os nossos resultados que são constantemente atualizados.

Além disso, caso conheça alguém que precisa de apoio psicológico, doações ou que esteja sofrendo violência doméstica, acesse a plataforma e faça sua parte! Juntos somos mais!