Imagino que você deva estar se perguntando: mas afinal, como eu posso participar de uma ajuda humanitária?

Essa leitura lhe trará todas as informações que precisa saber para contribuir e gerar impacto em regiões que estão vivenciando situações de crises humanitárias.

 

O QUE É AJUDA HUMANITÁRIA?

A ajuda humanitária consiste em diversas formas de amparo a pessoas em situação de vulnerabilidade, causadas por desastres naturais ou talvez, pelo próprio ser humano. Ainda que seja uma atitude necessária para garantir a sobrevivência de milhões de pessoas em diversos lugares do mundo, muitos criticam a forma com que a ajuda humanitária é conduzida ao redor do planeta.

Ao longo do tempo, já presenciamos diversas atuações humanitárias em momentos de instabilidade. 

Um dos exemplos de ajuda humanitária internacional que mais marcaram a nossa história foi o terremoto que aconteceu no Haiti em janeiro de 2010, que deixou cerca de 220 mil mortos e milhares de feridos. O país recebeu apoio de várias nações para enfrentar os problemas de infraestrutura, saúde pública, alimentação e saneamento básico. O Brasil liderou a missão de paz da ONU no Haiti e destinou grandes recursos para o fortalecimento do Programa Nacional de Cantinas Escolares.

Um outro exemplo, é o nosso atual momento. Com a chegada da COVID-19, o mundo todo está tendo que se solidarizar para conter a dispersão do vírus, que já matou milhões de pessoas.

 

AS BARREIRAS DE UMA AJUDA HUMANITÁRIA

Que muitas pessoas e organizações querem ajudar isso é fato, mas na realidade, enfrentam inúmeras barreiras que acabam afastando a possibilidade dessa contribuição. Confira algumas delas:

 

1- Dificuldade de acesso às regiões necessitadas.

Muitas das regiões que necessitam de ajuda humanitária são caracterizadas pela dificuldade de acesso. Ou devido a conflitos étnicos que existem nessas localidades, o que acaba colocando em risco a vida de colaboradores, ou por conta das más condições de estrutura e segurança, que existe um maior cuidado ao entrar nesta região.

 

2- Escassez de recursos financeiros

Talvez o fator que mais prejudica as ações humanitárias é a falta de recursos financeiros disponíveis para a execução da colaboração.

Não só por conta da elevada demanda de recursos que algumas dessas atuações exigem, mas também devido a desarmonia que existe entre o agravamento da crise humanitária e dos recursos disponíveis. A crise se agrava em um ritmo onde os recursos, que já não são suficientes, se tornam ainda mais escassos, o que coloca em risco a continuidade das ações humanitárias realizadas nesta região.

 

3- Poucos voluntários disponíveis

Pelo fato de as ajudas humanitárias serem demandadas muitas vezes em regiões que exigem um enorme desafio, a circunstância acaba afastando algumas pessoas de se voluntariarem para contribuir nessas ações, por insegurança ou até mesmo, medo. 

Ser voluntário em uma ação humanitária exige muita empatia e força de vontade.

 

COMO POSSO PARTICIPAR DE UMA AJUDA HUMANITÁRIA?

Foi dito o que é uma ajuda humanitária e as barreiras que os colaboradores enfrentam, mas afinal, como eu posso fazer parte de tudo isso?

Existem duas maneiras de contribuir com ações humanitárias que geram um enorme impacto para a instituição responsável: se tornando um voluntário ou fazendo uma doação.

 

Por que se tornar voluntário é tão importante?

O voluntariado é de extrema importância para uma instituição que realiza ajudas humanitárias. Imagine uma comunidade atingida por enchentes ou outras catástrofes, situações que expõem a população de uma determinada localidade à vulnerabilidade. É necessário que essa comunidade seja atendida de um modo emergencial. E isso não depende exclusivamente do governo. Pois existem muitas necessidades urgentes em que o governo não consegue suprir toda a demanda. 

Assim o trabalho voluntário entra em ação, levando alimento, água, roupas e etc. Atendendo a comunidade de forma organizada para aliviar as necessidades primárias em questão.

Saiba mais sobre trabalho voluntário em: Voluntariado: o que é e por que é tão importante?

 

Mas e doar, por que devemos doar?

Como dito anteriormente, uma das maiores barreiras para realização de uma ação humanitária é a escassez de recursos financeiros. Todas instituições que trabalham com focos humanitários não possuem maneiras de produzir a própria receita, todos os recursos partem de doações, de empresas ou de pessoas físicas.

Sem doações, nenhum projeto de ajuda humanitária se sustenta, e devido a isso milhares de pessoas continuam em situação de vulnerabilidade. 

Então doar também é uma ótima maneira de fazer parte de uma ajuda humanitária. Não demonstra somente que você tem empatia, mas que defende uma luta maior em sua vida.

Clique aqui para fazer uma doação para o NaAção.

 

SOBRE O NAAÇÃO E SEU IMPACTO EM AJUDAS HUMANITÁRIAS

Somos uma ONG de Belo Horizonte, cujas ações e projetos já ajudaram mais de 4.500 pessoas. Nossa história começou em 2016 e todo trabalho que desenvolvemos nos levou a Brumadinho (MG), após o rompimento da barragem da Vale.

Desde então, as ações sociais desenvolvidas no município fez com que a NaAção crescesse e pudesse levantar recursos e pessoal para atender mais comunidades que vivem em situações de risco.

Portanto, nossa atuação cresceu muito a partir do trabalho feito junto aos moradores de Brumadinho, após o rompimento da barragem em janeiro de 2019.

Acreditamos na necessidade da continuidade e, principalmente, da construção de possibilidades para criação de autonomia nessas comunidades. 

 

Saiba mais sobre o NaAção