Qual o conceito de desemprego?

 

O conceito de desemprego,  de forma simplificada, se refere às pessoas com idade para trabalhar, acima de 14 anos, que não estão trabalhando, mas estão disponíveis e tentam encontrar trabalho. Assim, para alguém ser considerado desempregado, não basta não possuir um emprego.

Em meio aos desafios impostos pela piora da pandemia de Covid-19 no Brasil, o primeiro trimestre de 2020 terminou com a maior taxa de desemprego da série histórica iniciada em 2012. Desde o início da pandemia, estamos lidando com a pior fase do mercado de trabalho brasileiro.

O número é de 14,8 milhões de brasileiros, o que representa 14,7% da população. Quando olhamos por regiões tem os seguintes números:

  • Norte – 14,8%
  • Nordeste – 18,6%
  • Sudeste – 15,2%
  • Sul – 8,5%
  • Centro-Oeste – 12,5%

 

Desalento atinge recorde

 

As pessoas desalentadas, ou seja, aquelas que desistiram de procurar trabalho devido às condições estruturais do mercado, bateram também um recorde histórico, com um total de 5,970 milhões de brasileiros.

 

Taxa de desemprego por sexo

 

Enquanto a taxa dos homens ficou em 12,2%, a taxa de desemprego entre as mulheres atingiu 17,9% no 1º trimestre, a maior da série histórica.

 

Desemprego é maior entre os negros

 

Enquanto entre os brancos a taxa ficou 19,04% abaixo da média geral, entre os pretos e pardos ela superou a média em, respectivamente, 26,53% e 14,96%.

Representando um total de 11,9% para os brancos, 16,9% para os pardos e 18,6% para os negros.

 

Idade e escolaridade

 

Os jovens de 18 a 24 anos são os mais afetados pelo desemprego, segundo o IBGE. Representando um total de 31%, em contraste com os 14,7% da média nacional.

Entre a faixa etária dos 25 aos 39 anos, a taxa foi a mesma da média do país, de 14,7%. 

Entre as pessoas de 40 a 59 anos ela ficou em 9,7% ,e para aquelas com mais de 60 anos, em 5,7%.

 

Como o NaAção combate essa situação?

 

O NaAção tem projetos sociais que desenvolvem lideranças sociais nas comunidades.

Brumadinho, após o trabalho realizado de resgate psicológico, foi seguido por uma formação de lideranças locais, desenvolvimento de microempreendedores e capacitações profissionais. Por exemplo, como está sendo feito no projeto cozinha-escola, que formou mais uma turma no último sábado.