Quer entender um pouco mais sobre como um projeto social é pensado e estruturado? E mais, quer saber como você pode ajudar ações sociais? Continue lendo este texto que vamos te contar! 

Desenvolver projetos é um ato comum para diversas áreas de conhecimento: engenharia, arquitetura, administração, entre outras. Mas, um projeto social possui uma especificidade única: promover mudanças sociais, econômicas ou mesmo culturais em determinada comunidade. 

Desenvolvendo um projeto social

A primeira pergunta que fazemos para desenvolver um projeto social é: qual é a causa? Afinal, toda ação social é pensada em busca de solucionar um problema. Alguns exemplos: fome, desemprego, desigualdade social, educação de baixa qualidade, falta de entretenimento, necessidade de apoio psicológico, etc. 

Após identificarmos qual é o problema a ser solucionado, as Organizações da Sociedade Civil, Instituições ou até lideranças devem se questionar se o projeto pensado é, de fato, o projeto correto. Isso significa que devemos pensar se, naquele local com aquelas especificidades, nosso projeto estará contribuindo de forma relevante. Em resumo, devemos pensar se o que estamos propondo gerará impactos relevantes para aquela comunidade.

  • Esta é apenas uma parte de todo o processo de realização de um projeto social. Ainda temos o levantamento de dados, a interação com a comunidade, a captação de recursos, o planejamento das atividades e muito mais. Não, não é algo simples de se fazer. Pelo contrário.

A importância do impacto

A grande diferença de um projeto social para um projeto de outra áreas é exatamente o impacto. Isso porque, ao pensarmos na ação, definimos quantas pessoas queremos atingir e como. Normalmente de forma positiva, certo? Mas, e se não funcionar? Quantas pessoas atingiremos de forma negativa?

Impactar no que realmente precisa ser impactado. Esse é o ponto chave. E, como estratégia para isso se manter verdadeiro durante todo o projeto, a participação constante e ativa da comunidade é de suma importância. A ação e a mudança deve ser feita não só para as pessoas, mas também com elas. Inclusive, é a partir da visão delas que vamos mensurar nossos resultados. Quem melhor para informar as necessidades e as melhorias feitas do que os próprios beneficiários?

Colocando a mão na massa

Já falamos um pouco sobre o primeiro passo para um projeto social: identificar a causa e definir os impactos que queremos alcançar. Agora, vamos criar um cenário em que seu projeto, no papel, já está pronto e você já conseguiu algum recurso para iniciá-lo. E agora?

Devemos ter em mente que fazer o projeto acontecer é tão importante quanto pensar nele. Afinal, não faz sentido estruturarmos um processo de mudança social sem colocá-la em prática. 

Aqui no NAAÇÃO, por exemplo, temos as equipes de missões, de captação de recursos, de marketing, de psicólogos e estratégica. Isso porque o trabalho de um projeto social não é só ir até a comunidade levar doações ou fazer contato com ela. 

Há todo um trabalho de planejamento estratégico por trás e todos os times devem realizar um trabalho integrado. Não há missão sem a captação e não há captação sem marketing, sem mobilização, sem transparência.

Como você pode ajudar um Projeto Social

Como te mostramos, um Projeto Social vai muito além do trabalho in loco nas comunidades. Se você tem uma Instituição ou trabalha em uma, temos um texto muito bacana que te apresenta como a sua Empresa pode Apoiar Projetos Sociais Promovidos pela NAAÇÃO.

Se você é pessoa física, vamos deixar aqui duas possíveis opções. Você pode se tornar um voluntário, mesmo sem estar na linha de frente das doações. Ou, você pode ajudar um projeto social através de doações e compartilhando as ações realizadas pela instituição!

Venha conhecer um pouco mais sobre o NAAÇÃO. Acompanhe nossas redes sociais.