Sigla cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros, as ONGs são organizações que atuam em setores onde as ações do poder público não são suficientes para resolver um determinado problema. Elas atuam em diversos setores como cultura, social, esporte, meio ambiente, tecnologia, educação, saúde, direito das minorias, dos animais, racismo, dentre outros. Sua atuação pode ser local, nacional ou mesmo internacional.

Mas então, o que de fato são as ONGs? Como elas surgiram?  Uma Organização Não Governamental (ONG) é um tipo de entidade sem fins lucrativos, formada com objetivos específicos e questões relacionadas ao bem-estar da sociedade. O termo foi usado pela primeira vez em 1950, em uma resolução do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU).

Sustentabilidade financeira: De onde vem o dinheiro de uma ONG?

Como não possuem fins lucrativos, as ONGs precisam buscar formas alternativas para manter suas atividades. A tarefa não é fácil e esses recursos costumam ter variadas origens, como:

  • Entidades privadas,
  • Pessoas físicas,
  • Governo.

Os recursos e apoio recebidos podem ser financeiros, por meio de doações e patrocínios realizados por empresas privadas, por pessoas físicas ou mesmo pelo governo mediante programas e editais de captação de recursos.

Outros meios utilizados são as campanhas de crowdfunding ou financiamento coletivo, a realização de eventos, vendas de materiais criados pela ONG e o in kind, que visa a aquisição de produtos e serviços através da obtenção direta com fornecedores. Todas as atividades dependem de atuação de voluntários, fundamentais para o desenvolvimento dos trabalhos.

Importante lembrar que as ONGs são entidades sem fins lucrativos, portanto o lucro não pode ser compartilhado entre os membros da diretoria, esse deve ser revertido em ações que irão promover um bom desempenho das tarefas.  

ONGs são entidades públicas ou privadas?

Registradas como entidade privada sem fins lucrativos, elas não pertencem ao governo e são constituídas de forma autônoma. Juridicamente se enquadram no grupo das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e tem como principal objetivo a defesa de uma causa, promoção de assistência ou ações de solidariedade. Isso pode causar confusão no entendimento, já que, mesmo sendo privadas, costumam atuar na esfera pública.

Enquadradas no terceiro setor, as ONGs atuam através da iniciativa privada com demandas sociais que não conseguiram ser atendidas pelo primeiro setor (Estado e Administração Pública).

Por que as ONGs existem?

Elas existem porque cumprem o papel de lidar com questões que os governos não conseguem resolver por diversos motivos. Atuam na melhoria da vida das pessoas através da inovação e de soluções, construindo redes de conhecimento e de ações que proporcionam mudanças na sociedade.

Pela relevância e importância das atividades que desenvolvem, muitas dessas complementares às executadas pelo poder público, elas já possuem um espaço garantido na sociedade.

Como já mencionado ao longo do texto, as ONGs são entidades que visam a defesa dos direitos das pessoas, dos animais, do meio ambiente, dentre outros, resolvendo questões e necessidades não supridas pelo Estado. Por trás do trabalho dessas entidades existe um time de voluntários que envolvem pessoas engajadas com as mais variadas questões sociais que conseguem fazer a diferença para muita gente e mudar realidades jamais imaginadas.

É o que a NAAÇÃO vem fazendo. Somos uma ONG que realiza um importante trabalho de acolhimento de comunidades em situação de crise humanitária e no desenvolvimento de lideranças. Venha conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho. Acompanhe também nossas redes sociais. Faça parte do nosso time e ajude a transformar!